quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Ministro comemora “efeito Fonte Nova” e faz promessas

Futebol/Bastidores - (22/01/2008 23:38:01)

Vinícius Saponara e William Correia
http://www.gazetaesportiva.net/ge_noticias/bin/noticia.php?chid=157&nwid=2907

São Paulo (SP) - A queda de parte da arquibancada da Fonte Nova em novembro, que causou a morte de sete baianos que assistiam ao empate sem gols entre Bahia e Vila Nova-GO, mudou a maneira dos dirigentes brasileiros enxergarem a condição de seus estádios. Pelo menos esta é a visão do ministro dos Esportes, Orlando Silva.

Para o ministro baiano, o adiamento da segunda fase do Campeonato Paraense por considerar 11 dos estádios cadastrados sem condições de receber o público – apenas o Mangueirão, em Belém, foi liberado e deve ser a sede da maioria dos jogos.

“Percebo que o caso da Fonte Nova já deixou lições importantes para o país. Muitos estados passaram a cuidar mais das instalações esportivas. Houve campeonatos estaduais que tiveram o seu início adiado em função da revisão dos critérios. Depois da tragédia da Fonte Nova, o que aumentou foi o rigor na avaliação das instalações, sobretudo valorizando a segurança e o conforto dos torcedores”, comentou Oralndo Silva.

O ministro assegura que a sua pasta tem acompanhado de perto os desdobramentos desta nova visão sobre a infra-estrutura das arenas nacionais. “Montamos um grupo de trabalho que está acompanhando todos os relatórios que foram entregues aos Ministérios Públicos estaduais, como preconiza o Estatuto do Torcedor”.

De qualquer maneira, uma das promessas de Orlando Silva logo após o anúncio do Brasil como organizador da Copa do Mundo de 2014 ainda não foi colocada em prática. Em novembro, quando o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) divulgou um relatório com os problemas dos estádios no Brasil, o ministro previu a criação de uma secretaria para fiscalizar as instalações, o que não ocorreu.

“Isso já foi proposto para o Ministério do Planejamento a criação de uma secretaria especifica para o futebol e o direito do torcedor. Não há uma resposta ainda do Ministério do Planejamento, que está estudando que tipo de estrutura vai ser criada”, explica o dirigente.

Silva, contudo, garante que o Ministério dos Esportes terá ação própria para que o Campeonato Brasileiro, como início previsto para maio, não tenha problemas em seus estádios. “Seguramente antes do Campeonato Brasileiro haverá uma estrutura do Ministério dos Esportes exclusivamente para acompanhar o futebol e o direito do torcedor”, finalizou.

Nenhum comentário: