quinta-feira, 13 de março de 2008

Homenagens aos ídolos eternos

TERÇA-FEIRA, MARÇO 11, 2008

http://www.futepoca.com.br/2008/03/homenagens-aos-dolos-eternos.html

Dia desses, vendo um jogo do Flamengo, senti uma "inveja positiva" da torcida rubro-negra ao ver bandeirões sensacionais empunhados pelos flamenguistas nos estádios. Nas estampas, estavam os craques do time de 1981, como Mozer, Zico, Nunes e Raul, naquele esquadrão tido como o maior da história do Flamengo. Sensação igual eu tinha ao ver a torcida do Grêmio e suas bandeiras amedontradoras atrás do gol, que traziam, desenhadas, as equipes dos dois títulos da Libertadores do tricolor gaúcho, em 1983 e 1995, além de outros jogadores que fizeram história por lá.

A "inveja positiva" se transformava em indignação quando eu lembrava que a torcida do meu time, que tem como ídolo o maior jogador da história do futebol e tantos outros que marcaram época mundialmente falando, ostentava em seus bandeirões e camisetas figuras como Bob Marley e Mano Brown que, sem querer discutir seus méritos artísticos, não são nem foram jogadores do Santos...

Mas a torcida peixeira resolveu mudar esse quadro. Há uns dois meses, por aí, vi com muita satisfação na Vila um bandeirão com a cara do Pelé. E hoje recebi por email mais três bandeirões, homenageando os ídolos Gilmar, Dorval e Pepe - este último, de autoria da Sangue Jovem. Ao lado, as fotos das quatro bandeiras. Parabéns à Sangue e à TJ pela iniciativa.

Acho que as torcidas - e as pessoas em geral, aliás - não têm que ter vergonha de copiar as coisas boas. Se a moda começou no Sul, no Rio ou mesmo na Europa, não importa; é algo extremamente legal, que valoriza o atleta, a história do clube e dá uma cara melhor ao espetáculo. Que mais e mais torcidas continuem fazendo isso!

Nenhum comentário: