quarta-feira, 7 de maio de 2008

Ministério do Esporte realiza seminário para debater o legado de megaeventos esportivos

02/05/2008 às 16:05h -

http://portal.esporte.gov.br/ascom/noticia_detalhe.jsp?idnoticia=4970

O Ministério do Esporte, em parceria com o Conselho Federal de Educação Física (Confef), promove até o próximo domingo (04/05) o Seminário Gestão de Legados de Megaeventos Esportivos, no Rio de Janeiro. Neste evento, os técnicos do ministério, profissionais de educação física e pesquisadores discutem os impactos esportivos, econômicos, sócio-culturais, turísticos e de inserção do Brasil no mundo por meio da realização de grandes competições.

Durante a abertura do seminário, que aconteceu na quinta-feira (01/05), foram destacados os aspectos positivos da realização de megaeventos. A palestra “Impactos econômicos de megaeventos esportivos: Copa do Mundo de Futebol e jogos olímpicos” foi proferida pelo professor Dr Holger Preuss, da Universidade de Esportes de Beijing (da China) e da Universidade de Maimz (Alemanha). Os debatedores foram o secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Djan Madruga, e o jornalista George Vidor.

Na manhã desta sexta-feira (22/05), os participantes debateram sobre o tema “Impacto sócio-cultural de um grande evento esportivo”. O consultor inglês de megaeventos e legados esportivos, Iain MacRury, disse que a realização de um evento esportivo de grande porte integra esporte, cultura, economia e política. “É um conjunto de resultados que faz o legado ir além do que foi planejado”.

Até domingo, serão discutidos temas como “Estruturação do Megaevento e Regeneração Urbana” e “Estratégia de Inserção Global”. Além disso, serão apresentadas pesquisas sobre os legados do Pan.

O seminário conta também com a presença dos secretários nacionais do Ministério do Esporte Rejane Penna Rodrigues, Djan Madruga, Júlio Filgueira e Ricardo Leyser, e do presidente do Confef Jorge Steinhilber.

O evento reúne cerca de 300 participantes entre professores de Educação Física, gestores de eventos, gestores públicos, pesquisadores e equipe do Ministério do Esporte.

Ascom – Ministério do Esporte

Nenhum comentário: