quinta-feira, 12 de junho de 2008

Subcomissão da Copa-2014 acompanhará preparativos do Mundial de futsal

11/06/2008 - 20h52

Do UOL Esporte, Em São Paulo

http://esporte.uol.com.br/futsal/ultimas/2008/06/11/ult71u1769.jhtm

A Comissão de Turismo e Desporto (CTD) acatou na última terça-feira, durante audiência pública, uma proposta do deputado federal Silvio Torres (PSDB-SP). O projeto prevê que a subcomissão, criada na semana passada com a finalidade de acompanhar a organização da Copa do Mundo de 2014, também acompanhe os preparativos do Mundial de Futsal, que se realizará em Brasília e Rio de Janeiro, entre os dias 30 de setembro e 19 de outubro.

A Comissão de Turismo e Desporto enviará moção ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que ele se engaje na luta para que o futsal faça parte dos Jogos Olímpicos. Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Futsal, Aécio de Borba, este esporte já é olímpico, o que falta é o Comitê Olímpico Internacional (COI) incluir a modalidade em competições internacionais.

"Isso depende de injunções políticas", disse Aécio de Borba. A Fifa já considera a Copa do Mundo Futsal como o terceiro evento futebolístico do mundo, vindo atrás apenas da Copa do Mundo de Futebol e do Campeonato Mundial Sub-20.

Do total de vinte seleções que vão participar da Copa neste ano, ainda faltam selecionar quatro países, sendo três latino-americanos. Os já classificados, além do Brasil, são Estados Unidos, Cuba, Guatemala, República Checa, Itália, Ucrânia, Espanha, Rússia, Portugal, Lisboa, Egito, Japão, China e Irã.

Os jogos serão transmitidos pela TV para 197 países. A abertura dos jogos acontecerá em Brasília e o encerramento se dará no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O sorteio das chaves do Mundial será no dia 10 de julho, em Brasília.

Nenhum comentário: