quarta-feira, 23 de julho de 2008

Torcedores deverão se vestir com 'bom senso' durante os Jogos

23/07/08 - 12h43 - Atualizado em 23/07/08 - 12h43

Comitê diz que serão proibidas roupas com "desenhos propositais"

Das agências de notícias Pequim

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/0,,MUL689202-9823,00-TORCEDORES+DEVERAO+SE+VESTIR+COM+BOM+SENSO+DURANTE+OS+JOGOS.html

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog, em inglês) assegurou que aplicará com o "bom senso" em relação às polêmicas restrições relativas às roupas dos espectadores nos locais de competição, informou nesta quarta-feira o jornal "South China Morning Post".

Na semana passada, o Bocog proibiu o uso de roupas, bandeiras e cartazes com motivos comerciais, ambientais, religiosos, políticos, militares ou ligados aos direitos humanos durante os Jogos. Outra medida seria a proibição de torcedores com peças iguais.

Esta última restrição trouxe queixas de muitos espectadores, que foram imediatamente ao Bocog pedindo um esclarecimento. A questão acabou chegando até Li Yanjun, responsável de assuntos legais do comitê.

Li prometeu "bom senso" nos controles de acesso às instalações olímpicas, explicando que só serão proibidas roupas com "desenhos propositais". Contudo, ele advertiu que os espectadores com roupas parecidas podem ser impedidos de entrar se as autoridades do local julgarem inoportuno.

Segundo o Bocog, o caso não se aplicará a famílias, casais e grupos pequenos e de torcedores, mas desde que sejam roupas usadas no dia-a-dia e que não tenham "intencionalidade" alguma. As restrições permitirão que o Bocog controle, com base em suas normas, possíveis manifestações como a do grupo ativista dinamarquês "Cor Laranja".

Com 40 centros no mundo todo, o movimento é inspirado nos monges birmaneses e realiza, entre outras ações,o uso de roupas de cor laranja ou até descascar a fruta de mesmo nome para dizer que o sistema "não funciona". O Bocog acredita que o grupo tem grandes chances de tentar aparecer durante os Jogos.

Nenhum comentário: