quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Polícia detém 249 torcedores em Paris

Organizadas reagem a plano de segurança

Folha de São Paulo, segunda-feira, 09 de agosto de 2010
DE SÃO PAULO

Um protesto de torcidas organizadas realizado antes do jogo entre Saint-Étienne e Paris Saint-Germain resultou em um número de detenções sem precedente na história do futebol francês -e em um novo capítulo de sua crise.
No total, a polícia deteve 249 pessoas anteontem nas imediações do estádio Parc des Princes, em Paris. A quantidade surpreende, uma vez que, durante a última temporada inteira do campeonato, 152 foram detidos.
Quase todos os torcedores foram liberados, restando apenas nove presos.
Curiosamente, o protesto foi motivado por um novo plano de segurança desenvolvido pelo PSG para conter os conflitos entre as torcidas organizadas Auteuil e Bologne, que há anos protagonizam cenas de violência.
O plano prevê a venda aleatória de ingressos aos torcedores -de modo que se evite que membros de torcidas organizadas fiquem unidos na arquibancada.
Além disso, promove a distribuição de convites com tarifas adaptadas para torcedores "comuns", incentivando o retorno das famílias ao jogos no estádio. Os torcedores se queixam do plano, alegando uma tendência à "higienização" do Parc des Princes.
Ontem, o choque entre as torcidas e a polícia ocorreu após os membros das organizadas tentarem impedir a entrada de torcedores que tinham ingressos do jogo. "Fora do Parc des Princes, houve atos de violência, insultos e pressão sobre torcedores para impedir o acesso ao estádio", informou a Prefeitura de Paris ao "Le Monde".

Nenhum comentário: