quinta-feira, 14 de junho de 2007

Atendimento ao torcedor no Pan 2007

Comentário UTB:

O CO-Rio 07 observou bem a Copa do Mundo 2006 na Alemanha e percebeu que os torcedores foram muito bem tratados através do “Programa para Torcedores e Visitantes”. Seus principais elementos foram: fan fest, embaixada de torcedores, guia do torcedor, disque ajuda, homepage, fancamps e projetos anti-racistas, como está descrito em: http://torcedoresbrasil.blogspot.com/2007/04/lio-da-alemanha-em-2006.html .

Vendo o projeto e seus resultados, o CO-Rio 07 pensou: “Que idéia ótima! Precisamos disso também!” Foi elaborado então um “Programa para Torcedores e Visitantes” á là carioca, com os seguintes elementos: guia do espectador, orientadores (substituindo as embaixadas de torcedores) (veja aqui: http://torcedoresbrasil.blogspot.com/2007/04/co-rio-tenta-educar-torcedores-com-guia.html ), uma homepage (http://torcedoresbrasil.blogspot.com/2007/06/wwwtorcidabrasil2007combr.html e www.torcidabrasil2007.com.br ) e um ouvidor, como exige o estatuto do torcedor (http://torcedoresbrasil.blogspot.com/2007/04/jogos-pan-americanos-rio-2007-tero.html).

Em relação ao projeto de atendimento ao torcedor da última Copa do Mundo, ficaram de fora o fan fest, disque ajuda, fancamps e projetos anti-racistas. Como se não bastasse, os orientadores previstos pelo CO-Rio 07 servem mais para encontrar assentos e organizar filas, do que realmente ajudar torcdores com problemas.
Além disso, um serviço de atendimento ao torcedor, como uma embaixada de torcedores, tem um ponto ou endereço fixo e conhecido, que pode ser publicado na homepage e no guia do torcedor. Estas embaixadas deveriam ser organizadas por funcionários especializados e pessoas ligadas à comunidade de torcedores, porque só eles tem o conhecimento do que um torcedor precisa.
Embaixadas de torcedores localizadas em um ponto fixo na cidade possuem a vantagem de oferecer telefone, computador, internet, enfim uma infraestrutura a serviço do torcedor, que um orientador ambulante nunca vai poder oferecer. Finalmente os funcionários da embaixada de torcedores seriam muito mais acessíveis do que um ouvidor distante, que só é acessível através da internet.

Ainda não conhecemos o guia do espectador – ele só será lançado dia 20.06.07, muito perto da abertura dos jogos. Podemos sim analisar o site para torcedores http://www.torcidabrasil2007.com.br . Algumas informações são interessantes e a idéia de participação e interação do torcedor é boa, mas superficial. Informações realmente úteis e importantes para o torcedor falariam sobre hospedagem, mapas para chegar nos estádios, lugares de pontos de atendimento, guia da cidade com restaurantes, bares, boates etc, inclusive com indicação de opções para espectadores com menor poder aquisitivo, e tudo isso em mais de um idioma, no caso do Pan 2007, pelo menos em espanhol. Algumas dessas informações até se encontram no site http://www.rio2007.org.br/, mas nem todas e ai temos de perguntar: “Porque complicar e criar dois sites?”.
Mais ajuda se consegue através do guia da Pro Teste , Associação brasileira de Defesa do Consumidor: http://www.proteste.org.br/private/44/447911_Attach.pdf . A homepage do CO-RIO 2007 para os torcedores acaba sendo um brinquedinho para atrair a atenção e colocar os nomes dos patrocinadores, mas não uma ajuda real.
É uma pena, porque a idéia é até louvável, mas mal realizada e por tanto mais um ouro desperdiçado. Nós torcedores queremos ser tratados seriamente, com informação útil e confiável. Não somos simples consumidores de brinquedos e alvos dos patrocinadores.

Aliás aquela “promoção” de “uma experiência única e incomparável” para o torcedor, “pois além do contato com os atletas ele poderá conhecer a Vila Pan-americana por dentro” é ridícula. Queremos nosso jogo de volta!

UTB

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